Receita | Goulash de porco com bolinhos [ Luzia Couto ]


01 kg de carne de porco em cubos
02 colheres de sopa de azeite oliva
02 colheres de sopa de manteiga
02 cebolas grandes cortadas em fatias
02 colheres de sopa de páprica doce
01 colher de sopa de farinha de trigo
400 ml de caldo de galinha + 125 ml se necessário
01 colher de sopa de açúcar mascavo
400 gramas de tomates em lata
02 tomates grandes picados
200 ml de creme de leite

Bolinhos.

03 colheres de manteiga
300 gramas de farinha de trigo
01 colher de chá de sementes de cominho -armênio
125 ml de creme de leite

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus, tempere a carne de porco com sal, pimenta do reino, em uma frigideira aqueça o azeite.Doure a carne dividindo em porções, coloque cada porção em uma panela com tampa justa.
Baixe o fogo, derreta a manteiga em uma frigideira e adicione as cebolas, doure por dois minutos, polvilhe com a páprica e a farinha de trigo, mexa de modo que o trigo cubra as cebolas.
Acrescente 400 ml de caldo de galinha, o açúcar e os tomates raspando os pedaços do fundo da frigideira, sem parar mexa até ferver.
Tire a frigideira do fogo, reserve algumas colheradas do caldo quente e junte com o creme de leite até obter uma mistura homogênea, despeje na frigideira e mexa até misturar bem, com cuidado coloque por cima da carne de porco na panela.
Tampe a panela e leve ao forno,asse por uma hora,ou até a carne estar macia de quando em vez mexa e acrescente água se necessário, para manter a carne coberta com o líquido.

Para os bolinhos:

esfregue a manteiga na farinha junte as sementes de cominho,mexa e faça um buraco no centro,
bata o creme de leite com 125 ml de água até obter uma mistura homogênea, coloque essa mistura na farinha de trigo ate obter uma massa macia tempere com sal e pimenta do reino,reserve a massa.
Quando a carne estiver macia, ponha colheradas grandes de massa em formatos arredondados por cima da carne,se for preciso coloque mais caldo de galinha para manter a carne coberta até os bolinhos cozinharem tampe a panela e espere 10 minutos, sirva quente.



Texto escrito por Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte desta obra, sem autorização expressa da autora sob pena de violação das Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.