Breaking

Literatura | Poesia | Saudade de minha terra.


Saudades de minha terra, onde tem montes e planície, onde a coruja pia no toco, e o sábia na laranjeira.

Onde o verde é muito e os pássaros voam livremente, onde a água corre na bica e os cachorros no terreiro, onde o boi berra no curral e os cavalos galopam livremente, saudades de minha terra com seus montes bem altos cobertos pelas árvores e pedras.

Saudades de minha terra onde se acorda com o cantar dos pássaros no pomar e o galo no poleiro, onde nas madrugadas o galo canta o prenuncio de um novo dia, onde se ouve o barulho da água caindo no cocho de madeira.

Saudades de onde nasci nos campos floridos pela florada do café, dos melros nos coqueiros e dos sanhaços nas fruteiras, onde a curva do rio esconde as casas e as matas elevadas aparecem.

Saudade de tudo que deixei no mato mais bonito que já vi, saudade do tempo de criança que não volta mais, das estradas cheias de poeiras vermelhas, e das angolas cantando com mais uma ninhada, saudades de tudo que ficou na lembrança do tempo de criança.

Saudade de minha mãe na janela com seus cabelos de coque preso pelos grampos, de meu pai com seu machado a cortar lenha, dos irmãos pequenos brincando de bola de meia.

Saudades dos campos verdes onde pastoreava os cabritos que saltavam sem parar, da vaquinha cumbuca e de sua filha cumbuquinha.

Saudade do alazão que corria como o vento quando ia na cidade, saudade da charrete enferrujada e da lanterna grande que carregava.

Saudade do rádio de pilha que pendurava para funcionar, e até dos chinelos de couro que remendava para usar.

Saudade de tudo que vivi no mato, das cobras e dos sapos que dançavam no lamaçal, dos peixinhos do rio de água doce, e dos grandes que comprava do mar.

Saudade de minha velha casinha de tijolos sem rebocos e do telhado a despencar, da família dos pereira e dos meeiros de lá.

Saudades do café coado no coador de pano e no mancebo, da frigideira de ferro que fritava ovos, e do cobertor de algodão fiado pela minha avó.

Saudades de minha terra de minha infância querida tempo que era feliz e não sabia, saudades da cutieira onde balançava em seus galhos, do bambuzal que escondia os jacus.

Saudades de tantas coisas que existem por lá, de um tempo que se foi e não volta mais.

Saudade de minha pacata cidade e de todos que lá deixei.

Saudade de Minas Gerais de minha terra natal Córrego da Saudade.




Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora.Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Seguidores do Google

Busque por Tag

. .#amor. .#ficção .#ficção. # o desempregado # o sonho que morri #a coruja e joaquim #a lenda da lua #a menina #a menina astrônoma #a modelo em decadencia #a morte de Dorothy #a vida de euclides e eva #abrigo santa helena #alho #amigas inseparaveis. #amontoados de letras #amor #amores #Animais #anjos. #Arte Cênica #artigo #atitude. #autora #aventuras #aventuras. #aviso #avitoriafeminina #beleza #beneficios #cão #cerveja #comportamento #conto #conto. #conto.#ficção #conto.#ficção. #contos #contos. #coração. #costura #couto #criança #criança levada #Cuidados #culinaria #culinária #Cultura #Cultura. #curiosiades #curiosiades.#romance #curiosiades.#zona rural. #curiosidade #curiosidade. #curiosidades #curiosidades. #curiosidades.#romance #curiosidades#romances#historias #curiosidades#romances#historias#contos #decisoes #atitudes #dia dos namorados #dicas #ebook #educação #enfermagem #escritora #escritoraluziacouto. #euzinha #família #familia. #ficção #ficção #curiosidades #ficção #curiosidades. #ficção. #ficção.#Cultura. #gabriela #Gatinhos #Gato #generosidade #historias #historias#romances#contos#curiosidades #impossível #inesquecível. #informação #irmasseparadas #lenda #literartura #literatura #literatura. #livros #lú couto #luz #luzia #luzia Couto #mãe. #maria marcia #mensagem #Mércia a médica #minha pequena Mia #mudou #mulher #noite #o ciber café #o concurso. #o destino #o olhar deCeleste #olhos. #paixão #paz #poema #poesia #profissionais #prosa #quando o amor acontece. #quando tudo aconteceu #receita #receitas #reflexão #roamances. #roamnces #roamnces. #romance #romance. #romances #romances. #rosas #saudades e lembranças #saudades. #saúde #solar #solidariedade #sugestões #Teatro #tempo #texto #trabalho #truqes #truques #um inimigo oculto #um patrão do bem #um pequeno jardim #uma mulher marcada pelo passado #uma santa desconhecida #umaconfeiteradesucesso #umamulhermisteriosa #uso #versos #vida #você sabia #yasmim a menina bailarina Boca de Cena Curiosidades literatura