Breaking

Literatura | Homenagem a meu cachorro Bingo.


    Meu cachorro Bingo, nos anos 94 conheci uma cadela chamada pretinha que vivia nas ruas de minha cidade, todos davam comida a pretinha, era uma cadela vira latas de porte grande, vivia carregada de filhotes, tinha um moço que intitulava ser seu dono, mas na verdade ela pertencia as ruas. Por onde ela andava todos colocavam comida para ela, diziam que tinha que amamentar muitos filhotes, numa tarde de dezembro estava sentada com minhas vizinhas na porta da rua, quando vi o moço que dizia ser dono dela, chamei pelo nome, Sebastião ele prontamente me atendeu, pedi um filhote da nova remessa que nasceria próximo, na verdade no dia seguinte, pedi que fosse macho para ser vigia do meu quintal. Ele disse assim que nascer trago para você, dito e feito na tarde seguinte chamou na porta quando atendi era Sebastião com um filhote bem miudinho e de olhos fechados havia acabado de nascer, eu peguei com todo carinho envolvi num cobertorzinho de bebê e fui ao mercado comprar chuquinha e mamadeira para o Bingo esse é seu nome. Chovia muito aquele ano, eu tinha uma varanda onde havia um berço de meu filho caçula e algumas coisas abandonadas, depois de dar a chuquinha a Bingo, envolvi bem com o cobertor e coloquei no berço e cobri com as grades para ele não escapar, na verdade nunca escaparia era um bebê, mas eu com minha falta de experiência tranquei bem, na manhã seguinte lá estava todo cheio de cocô dei um banho e uma chuquinha ele quis mais estava faminto, resolvi colocar o leite na mamadeira mamou toda e queria mais, devagar fui adaptando o tanto certo, com o tempo aprendi a fazer exatamente o tanto necessário, ele crescia rápido, eu fui trabalhar meu filho deu o banho e secou com o secador de cabelos, queimou o Bingo bastante, foi um trabalho cuidar dele com os queimados, mas ele era saudável e rapidamente curou.
      Com o passar dos anos ele virou meu guarda costas, todos saiam eu ficava só, ele deitava no tapete e nem meu pai entrava em minha casa, simplesmente ele não deixava, as portas de minha casa dormiam abertas com ele deitado no tapete da porta, todos da rua temiam o Bingo. Ele passou ser respeitado por todos por sua fiel companhia a mim. Posso dizer que na cidade não ha quem não conheça o cachorro, uns por curiosidade pela fama de bravo, outros porque sabem o quanto é especial para mim. Ele faz parte de minha família e sempre fará. O tempo passou para mim e para ele, na medida que o tempo passava ele envelhecendo mas sempre cuidado sob  minha proteção, teve uma época que meus filhos mudaram de cidade para trabalhar, meu marido saia muito a noite e como minha mãe morava perto de mim eu ficava só, houve uma onda de assaltos na cidade e todos temiam, lugar pequeno todos comentavam a mesma coisa eu e minha mãe estávamos sentadas no sofá da sala quando ouvi Bingo latindo forte um homem chamava na frente da rua por favor segure esse cão preciso falar com você, eu atendi mas o homem não podia nem movimentar as mãos, eu falei Bingo precisa ser um pouco educado, eu falava com ele como se ele fosse meu filho menor, ensinava as coisas certas e as erradas, tudo que eu comia e bebia ele também comia adorava sorvete tomava um inteiro e queria mais, quando eu preparava a comida dele antes eu comia um pouco para ele ver que estava gostoso, nunca comia antes dele sempre servia o meu e o dele igualzinho, as pessoas diziam que eu tratava melhor que muitas crianças na verdade eram tratadas, mas sempre considerei ele um grande amigo  uma criança, crianças e amigos merecem ser bem tratados.
      Hoje meu Bingo está com seus 21 anos quase completando 22, mas o tempo chegou para ele, está velho não enxerga, não ouve, e nem tem olfato, mas continua lá no quintal, para mim é muito triste saber que vou perde-lo mesmo sem querer. Quase não está comendo e precisa ficar preso a uma corrente para não cair e nem ser atropelado, se pudesse mantê-lo vivo faria isto, para mim ele foi e será sempre um ente querido que me fez rir e chorar muitas vezes, meus filhos cresceram casaram e tenho neto e o Bingo ainda pode brincar com ele, em maio deste ano meu neto teve brincando com ele e eu pensava, se ele pudesse esperar meu neto crescer certamente seriam bons amigos assim como foi para minha família estes anos todos. Me mandaram sacrifica-lo, disse jamais farei isto, ele continua vivo não está doente, a idade chegou para ele assim como está chegando para mim, é agora que precisa de todo carinho e amor. Isto ele terá no tempo que lhe resta, um cachorro como ele acho que nunca mais vou encontrar, mas sonho arranjar outro e de novo chamar de Bingo em homenagem a meu grande amigo. Após sua morte será sepultado em meu quintal e continuará para sempre vivo em meu coração. Se eu fosse descrever todas as emoções e alegrias que vivi com Bingo eu escreveria um grande livro, tudo que eu tenho para contar sobre ele dificilmente caberia num livro de 500 páginas, afinal 21 anos de amizade não são 21 dias.


Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

Seguidores do Google

Busque por Tag

. .#amor. .#ficção .#ficção. # o desempregado # o sonho que morri #a coruja e joaquim #a lenda da lua #a menina #a menina astrônoma #a modelo em decadencia #a morte de Dorothy #a vida de euclides e eva #abrigo santa helena #alho #amigas inseparaveis. #amontoados de letras #amor #amores #Animais #anjos. #Arte Cênica #artigo #atitude. #autora #aventuras #aventuras. #aviso #avitoriafeminina #beleza #beneficios #cão #cerveja #comportamento #conto #conto. #conto.#ficção #conto.#ficção. #contos #contos. #coração. #costura #couto #criança #criança levada #Cuidados #culinaria #culinária #Cultura #Cultura. #curiosiades #curiosiades.#romance #curiosiades.#zona rural. #curiosidade #curiosidade. #curiosidades #curiosidades. #curiosidades.#romance #curiosidades#romances#historias #curiosidades#romances#historias#contos #decisoes #atitudes #dia dos namorados #dicas #ebook #educação #enfermagem #escritora #escritoraluziacouto. #euzinha #família #familia. #ficção #ficção #curiosidades #ficção #curiosidades. #ficção. #ficção.#Cultura. #gabriela #Gatinhos #Gato #generosidade #historias #historias#romances#contos#curiosidades #impossível #inesquecível. #informação #irmasseparadas #lenda #literartura #literatura #literatura. #livros #lú couto #luz #luzia #luzia Couto #mãe. #maria marcia #mensagem #Mércia a médica #minha pequena Mia #mudou #mulher #noite #o ciber café #o concurso. #o destino #o olhar deCeleste #olhos. #outono #paixão #paz #poema #poesia #profissionais #prosa #quando o amor acontece. #quando tudo aconteceu #receita #receitas #reflexão #roamances. #roamnces #roamnces. #romance #romance. #romances #romances. #rosas #saudades e lembranças #saudades. #saúde #solar #solidariedade #sugestões #Teatro #tempo #texto #trabalho #truqes #truques #um inimigo oculto #um patrão do bem #um pequeno jardim #uma mulher marcada pelo passado #uma santa desconhecida #umaconfeiteradesucesso #umamulhermisteriosa #uso #versos #vida #você sabia #yasmim a menina bailarina Boca de Cena Curiosidades literatura