Literatura | Conto | Profissionais de enfermagem

12 de maio dia que se comemora o dia dos profissionais de enfermagem, estes seres iluminados que ajudam na recuperação e saúde de tantas pessoas, eles trabalham duro, saem cedo de suas casas cumpre a jornada muitas vezes de 12 horas que acaba sendo mais, nunca saem na hora certa. Eles tem o dom de ajudar na hora que as pessoas estão frágeis debilitadas necessitadas de uma atenção especial, muitas das vezes estes profissionais se tornam mais família do paciente que o próprio familiar.
A enfermagem tem um papel fundamental na saúde com base de atendimento, seja na rede sus ou na particular, pessoas capacitadas dispostas a desenvolver um trabalho onde muitos não reconhecem o seu devido valor. Por outro lado tem o paciente que fica grato pelo resto de sua vida, desde a maternidade até o centro de terapia intensivo está o enfermeiro ou téc estas pessoas trabalham porque precisam e porque fizeram um juramento de ajudar o semelhante na hora que mais precisam que é quando precisam de atendimentos médicos e hospitalares, mas o verdadeiro profissional de enfermagem cumpre seu papel dentro ou fora do ambiente de trabalho, muitos são chamados pelos vizinhos ou doam horas de seu precioso tempo para asilos e casas de caridade.
Esta classe de trabalhadores da saúde precisam ser melhor remunerada e também ter uma assistência melhor por parte da empresa que os contrata, tanto na rede sus ou particular a enfermagem trabalha muito e outro profissional que leva a fama os médicos. Mas sem a enfermagem os médicos não trabalham, deveriam reconhecer o valor dos profissionais que compõe  a enfermagem desde o auxiliar até o enfermeiro chefe. O aux ou téc de enfermagem tem um papel fundamental pois são eles que colocam as mãos na massa, muitos enfermeiros ditam ordens, mas pegar no pesado são os auxiliares e técnicos, claro que tem as exceções onde muitos ajudam e desenvolvem um trabalho em conjunto. Mas independente de tudo eles merecem todo respeito e consideração, principalmente dos chefes. Estes profissionais são como anjos de branco que estão ali 24 horas para nos ajudar nas horas cruciais de nossas vidas no nascimento na hora de dar a luz e na hora de nossa morte, são eles que acompanham desde o nascimento no teste do pezinho, e na hora pior que é quando morremos. Tem que ter dom e amor para esta profissão, Parabéns profissionais de enfermagem.

Texto escrito por Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte desta obra, sem autorização expressa da autora sob pena de violação das Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual.