Literatura | Conto | infância | Jacinta era seu nome.

  Jacinta uma menina bela e educada mas sentia vergonha de seu nome que fora dado por sua avó. Os pais não tiveram coragem de negar um pedido a uma avó por isso lhe batizaram com este nome. Ela gostava de ser chamada de Jajá, na escola quando lhe chamavam de Jacinta ela se encolhia no canto para chorar, as crianças sabendo do sofrimento que lhe causara faziam de proposito, diziam que ela era metida por ser filha de médico, mas na verdade ela era um encanto de menina apenas não gostava de seu nome e sempre dizia quando crescesse mudaria de nome. Sua mãe Zenilda adorava lhe chamar de Jajá achava carinhoso e sempre dizia a filha você se acostuma filha não é feio Jacinta, mas ela dizia mãe eu acho feio, o Pai Gabriel adorava, pois, era nome de sua avó que ele amava e lhe deu tudo que possuía. Quando a professora Lívia lhe chamava para ir a lousa ela dizia menina linda dos olhos azuis, as outras meninas desejavam morrer a ter que ouvir elogios a Jacinta.
O tempo foi passando e a menina sempre aborrecida com o nome até que seu pai muito triste lhe disse, filha eu amo você, lhe dei este nome por que minha vó que muito amava se chamava assim, eu como neto e herdeiro de tudo que foi dela não podia negar essa homenagem, se hoje temos todo esse conforto e bens agradeça a ela que me fez herdeiro. Quando ela me pediu esse presente não tive como negar, e como você nasceu recebeu o nome de Jacinta se fosse um menino seria Jacinto. Jajá chorava, mas depois parava e esquecia até o dia que as crianças lhe chamassem novamente pelo nome. Na medida que crescia ela ficava mais bela e inteligente até chegar ao ponto de não se incomodar mais com o nome, mas dizia a sua mãe vou colocar um nome antes deste para não aborrecer papai, assim eu fico feliz e papai também, Zenilda lhe disse filha não faça isto é uma mocinha e está cada vez mais inteligente por que se aborrecer por pouca coisa e irá aborrecer seu pai se continuar com essa história. Quando ela fez 16 anos foi até um advogado e comentou de seu desejo, este lhe aconselhou a não fazer tal coisa não sem antes pensar as consequências depois, iria magoar seu pai e sua avó que ainda estava viva. Mas a bisa já se foi, mas a mãe de seu pai vive Jajá. Ela voltou para a casa e o advogado procurou Gabriel e contou o fato. Em casa no fim da noite ele estava triste e quando ela lhe deu boa noite como sempre com beijinho ele lhe abraçou e disse filha estou triste com sua atitude, é uma filha maravilhosa, bonita inteligente mas parece que não cresceu ainda é uma criança, papai eu cresci tenho 16 anos; mas então filha por que mudar um nome ou colocar um antes deste, adoro seu nome. A menina perguntou, mas o senhor acha que eu gosto dele? Pai eu sou constantemente zoada na escola por causa dele, por isso quero trocar, eu já aceitei para mim, mas para os outros não, por isso quero colocar Maria antes de Jacinta assim ficara Maria Jacinta e não me aborrecerão mais.
O pai passou a noite em claro e pela manhã foi ao quarto da filha como sempre fazia lhe desejou bom dia e disse filha pode deixar que eu vou pagar para mudar seu nome diga como quer se chamar, ela sorriu e agradeceu ao pai. O dia todo ficou cuidando de compras e se arrumando iria fazer uma viajem com sua mãe. Quando o pai voltou do trabalho trouxe um envelope e entregou a ela, aí este seu pedido a entrada foi dada hoje agora é só aguardar ser chamada para audiência. Jajá pulou no pescoço de seu pai e lhe deu tantos beijos, mas não reparou os olhos do pai que estavam cheios de lagrimas. Depois do jantar ela resolveu olhar o envelope estava a documentação fazendo o pedido ao juiz, e também uma carta que Gabriel havia lhe escrito, tinha tentado lhe falar olhos nos olhos, mas não conseguiu as lagrimas rolavam e a voz lhe faltava. Depois de ler a carta no qual o pai dizia da tristeza e da dor que sentia ao ver sua filha rejeitar um nome que lhe dera com tanto amor e na verdade era lindo para ele, pois quando se ama qualquer pessoa e nome se torna lindo. Ela despencou em lagrimas e ligou ao advogado dizendo para parar com o processo não mudaria mais de nome, e procurando pelo pai lhe abraçou chorando e disse pai eu te amo e não quero magoar você, não mudarei mais meu nome e de hoje em diante não aceito ser chamada de Jaja, só atenderei por Jacinta, entendi que não o nome que me faz sou quem faço meu nome. Me perdoa por tanto transtorno e tristeza, hoje eu entendi o verdadeiro sentido da palavra amor, quem me amar gostara também de meu nome e o achará lindo eu já estou achando o máximo e para comemorar vou fazer uma festa aqui e vou convidar toda sociedade e todos saberão que eu me chamo Jacinta. Os convites foram todos entregues e muitas exclamações quando viam o nome, porque antes ela nunca escrevia o nome completo apenas Jajá. A festa foi um sucesso e saiu em todos os jornais com um nome bem grande a festa de Jacinta foi um sucesso.


Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

publicidade

Busque por Tag

. .#amor .#amor. .#ficção .#ficção. .#poema # o desempregado # o sonho que morri #a coruja e joaquim #a lenda da lua #a menina #a menina astrônoma #a modelo em decadencia #a morte de Dorothy #a vida de euclides e eva #abrigo santa helena #agradecimentos #alho #alzheimer #amigas inseparaveis. #amontoados de letras #amor #amores #Animais #anjos. #apaixonado #Arte Cênica #artigo #atitude. #autora #aventuras #aventuras. #aviso #avitoriafeminina #beleza #beneficios #brasileira #canção #canções. #cão #cerveja #comportamento #conto #conto. #conto.#ficção #conto.#ficção. #contos #contos. #coração. #costura #couto #criança #criança levada #Cuidados #culinaria #culinária #Cultura #Cultura. #curiosiades #curiosiades.#romance #curiosiades.#zona rural. #curiosidade #curiosidade. #curiosidades #curiosidades. #curiosidades.#romance #curiosidades#romances#historias #curiosidades#romances#historias#contos #decisoes #atitudes #desejos #despedida. #Deus #dia #dia dos namorados #dicas #distante #ébano #ebook #educação #enfermagem #escritora #escritoraluziacouto. #estorias #euzinha #expectativa #família #familia. #ficção #ficção #curiosidades #ficção #curiosidades. #ficção. #ficção.#Cultura. #fim #gabriela #Gatinhos #Gato #generosidade #historias #historias#romances#contos#curiosidades #homenagem. #impossível #inesquecível. #informação #inverno da paixão #irmasseparadas #lagrimas #leitores. #lembranças #lenda #letras. #literartura #literatura #literatura. #livros #lú couto #luar. #luz #luzia #luzia Couto #mãe #mãe. #manhãs #maria marcia #melancolia. #mensagem #Mércia a médica #minha pequena Mia #mudou #mulher #natal. #natureza. #noite #o ciber café #o concurso. #o destino #o olhar deCeleste #olhos. #outono #paixão #paz #pianodasaudade. #poeias #poema #poemas #poes #poesia #poesia #poema #texto #poesia #poemas #amor #textos #poesia #textos #poemas #poesia#textos #poesias #poesias #textos #poesias#textos #poetico #profissionais #prosa #quando o amor acontece. #quando tudo aconteceu #quero #receita #receitas #reflexão #roamances. #roamnces #roamnces. #romance #romance. #romances #romances. #romantico #romântico #rosas #saudades #saudades e lembranças #saudades. #saúde #sedução. #segredos #sentimentos #silencio. #sobrevivente #solar #solidão. #solidariedade #sonhar #sorrisos. #sugestões #talvez #Teatro #tempo #texto #textos #trabalho #triste #truqes #truques #um inimigo oculto #um patrão do bem #um pequeno jardim #uma mulher marcada pelo passado #uma santa desconhecida #umaconfeiteradesucesso #umamulhermisteriosa #universo #uso #versos #vida #você sabia #yasmim a menina bailarina Boca de Cena Curiosidades literatura poema romantico romantismo