Literatura | Conto | Ariadna a menina estudante.

      Ariadna é uma menina de 12 anos e estuda numa escola municipal, ela tem mais 09 irmãos uma escadinha até chegar em Fabiano que tem 04 meses, ela ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos, o pai um pequeno agricultor que cultiva laranjas e tangerinas, eles vendem nas feras e nos comércios vizinhos, as 11 horas a menina sai para escola, está começando agora a estudar antes ela só ficava em casa cuidando dos irmãos enquanto os pais trabalhavam nos laranjais, um vizinho senhor Edson ajudou Geraldo a vender as laranjas para uma fábrica de sucos, o caminhão pega as caixas de laranjas e tangerinas e leva direto para a fábrica longe da li, assim Ariadna pode começar estudar, antes cuidava dos menores e os pais vendiam as frutas na cidade, agora não precisam mais sair de casa para isto, a tarde quando o caminhão passa as caixas estão no terreiro da casa todas empilhadas, esta tarde eles entregaram 50 caixas, mas eles pretendem vender mais, estão plantando mudas novas. Os vizinhos já faziam isto antes, mas Geraldo uma pessoa simples e pouco entendido do assunto sentia vergonha em pedir ajuda, mas depois que Edson descobriu que o vizinho passava muita necessidade e vendia bem mais barato para não perder as frutas, então ele resolveu ajudar. A mulher com as crianças todas pequenas assim mesmo catava as laranjas que caiam fora das caixas e juntavam as folhas que caiam junto. Outro dia Fátima disse ao marido precisamos colocar essas crianças na creche municipal, Ariadna vai estudar e leva eles e deixam na creche, enquanto isto eu ajudo você melhor.
       Os meses foram passando e a menina não estava aprendendo direito o professor procurou os pais e ao deparar com situação entendeu que apesar de ter 12 anos a menina trabalhava como se tivesse 20, cuidava da comida, da limpeza da casa e das crianças, enquanto o pai e a mãe iam para o laranjal ela se esmerava no cuidado com a casa, os terreiros eram varridos e havia flores plantadas em volta, os irmãozinhos menores brincavam de carrinho feito de carretel de linha e amarrados em boizinhos feitos de madeira também, as meninas tinham bonequinhas de pano feito por Ariadna, o novinho de 04 meses tem um bonequinho para-Pedro que é feito de borracha sintética que ganhou de presente de uma vizinha. Assim o professor perdeu até a fala, quando recuperou do choque que teve, disse a Fátima sua filha é uma heroína que faz tudo isto e ainda vai a escola, vamos fazer o possível para ajudá-la, está um pouco fraca em leitura mas vamos dar um jeito, a mãe preocupada com a filha que precisava aprender, ela não queria os filhos iguais a ela que não conhecia nem a letra do nome, se sentia humilhada com a situação, pegou coragem e pediu ao professor por favor me ajude, eu preciso que estas crianças sejam matriculados na creche e permaneçam lá até a época de estudar, minha filha está tendo dificuldades nos estudos é por causa de muito trabalho, eu reconheço isto mas eu preciso ajudar o marido nas tarefas, são muitas bocas a comer e só ele a trabalhar. O professor prometeu ajudar e fez mais, fez toda documentação necessária para matricula das crianças.
       Os pais de Ariadna estavam tão felizes com as novidades que estavam acontecendo que esqueceram o cansaço da luta, as crianças estavam todas matriculadas na escola e creche de acordo com a faixa etária, os professores conseguiram uma ajuda com as autoridades locais que contribuíram fornecendo o carro da educação que buscava as crianças separadas dos alunos grandes, a creche pegava as crianças 07 horas da manhã, e entregava as 17:30 assim o casal podia trabalhar sossegado e a menina tinha tempo para estudar e cuidar de toda tarefa atribuída a ela apesar de pouca idade. No fim do ano a menina foi aprovada com a melhor nota e sabia ler corretamente, sabia a tabuada toda. Estava uma adolescente muito bonita e educada, os funcionários da escola gostavam dela e elogiavam por trabalhar tanto e ser tão responsável coisa difícil de ver em adolescente, os pais estavam radiantes com colheita que haviam feito, a fábrica de suco estava pagando melhor as laranjas e eles haviam plantado mais mil e quinhentos pés de laranjas, as laranjeiras mais velhas foram cortadas e feito lenha, eles estavam trabalhando muito mas teria lucros futuramente, os vizinhos também estavam dando um adjutório nos fins de semana, reuniam e trabalhavam o dia todo nem comida Fátima precisava fazer eles levavam tudo pela manhã. Assim a família recebeu ajuda necessária para erguer-se, as crianças estavam sendo bem cuidadas em casa e na escola, e Ariadna estava muito feliz, estava ensinando sua mãe a ler e escrever, ela já escrevia seu nome e de seu esposo, era muita felicidade para uma família tão humilde e grande.  
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis. .


publicidade

Busque por Tag

. .#amor .#amor. .#ficção .#ficção. .#poema # o desempregado # o sonho que morri #a coruja e joaquim #a lenda da lua #a menina #a menina astrônoma #a modelo em decadencia #a morte de Dorothy #a vida de euclides e eva #abrigo santa helena #agradecimentos #alho #alzheimer #amigas inseparaveis. #amontoados de letras #amor #amores #Animais #anjos. #apaixonado #Arte Cênica #artigo #atitude. #autora #aventuras #aventuras. #aviso #avitoriafeminina #beleza #beneficios #brasileira #canção #canções. #cão #cerveja #comportamento #conto #conto. #conto.#ficção #conto.#ficção. #contos #contos. #coração. #costura #couto #criança #criança levada #Cuidados #culinaria #culinária #Cultura #Cultura. #curiosiades #curiosiades.#romance #curiosiades.#zona rural. #curiosidade #curiosidade. #curiosidades #curiosidades. #curiosidades.#romance #curiosidades#romances#historias #curiosidades#romances#historias#contos #decisoes #atitudes #desejos #despedida. #Deus #dia #dia dos namorados #dicas #distante #ébano #ebook #educação #enfermagem #escritora #escritoraluziacouto. #estorias #euzinha #expectativa #família #familia. #ficção #ficção #curiosidades #ficção #curiosidades. #ficção. #ficção.#Cultura. #fim #gabriela #Gatinhos #Gato #generosidade #historias #historias#romances#contos#curiosidades #homenagem. #impossível #inesquecível. #informação #inverno da paixão #irmasseparadas #lagrimas #leitores. #lembranças #lenda #letras. #literartura #literatura #literatura. #livros #lú couto #luar. #luz #luzia #luzia Couto #mãe #mãe. #manhãs #maria marcia #melancolia. #mensagem #Mércia a médica #minha pequena Mia #mudou #mulher #natal. #natureza. #noite #o ciber café #o concurso. #o destino #o olhar deCeleste #olhos. #outono #paixão #paz #pianodasaudade. #poeias #poema #poemas #poes #poesia #poesia #poema #texto #poesia #poemas #amor #textos #poesia #textos #poemas #poesia#textos #poesias #poesias #textos #poesias#textos #poetico #profissionais #prosa #quando o amor acontece. #quando tudo aconteceu #quero #receita #receitas #reflexão #roamances. #roamnces #roamnces. #romance #romance. #romances #romances. #romantico #romântico #rosas #saudades #saudades e lembranças #saudades. #saúde #sedução. #segredos #sentimentos #silencio. #sobrevivente #solar #solidão. #solidariedade #sonhar #sorrisos. #sugestões #talvez #Teatro #tempo #texto #textos #trabalho #triste #truqes #truques #um inimigo oculto #um patrão do bem #um pequeno jardim #uma mulher marcada pelo passado #uma santa desconhecida #umaconfeiteradesucesso #umamulhermisteriosa #universo #uso #versos #vida #você sabia #yasmim a menina bailarina Boca de Cena Curiosidades literatura poema romantico romantismo